Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Este dia visa promover uma maior compreensão e sensibilização para uma condição a que, no fundo, qualquer um de nós pode estar sujeito. Ninguém está livre de ter um acidente, uma lesão cerebral ou um filho com alguma deficiência.

Será isto um drama? Não devia.

Todos nós somos diferentes, temos limitações e não devíamos ser menosprezados ou ignorados por causa dessas diferenças. Se fôssemos todos iguais e perfeitos não tinha graça nenhuma. Aliás, um dos grandes problemas da humanidade é buscar a perfeição e esconder as imperfeições, inatas a todos os seres humanos. Assumir os nossos erros, falhas e defeitos é buscar sermos mais felizes. Buscar a perfeição é desilusão e frustração garantidas. Não existe; é um mito da sociedade.

Tenho um filho com Síndrome de Down e orgulho-me muito de o ter. É lindo, esperto e o miúdo mais doce do mundo. Tem algumas limitações? Tem. Existiram e existirão fases mais duras e complicadas? Claro que sim. Mas com todos os outros filhos “perfeitos” também. E, como todos os outros, tem qualidades e defeitos. O que tem a menos numas coisas, compensa a mais noutras; nomeadamente – amor, carinho e um coração puro.

Quantas crianças nascem, aparentemente sem qualquer problema, e na adolescência descobre-se uma doença do foro mental? Quantos adultos supostamente sãos tornam-se deprimidos, alcoólicos, drogados ou dependentes de medicação?

Assim sendo, pergunto: não será este dia um dia de todos nós?

Publicado por Sara Carvalho

Chamo-me Sara Carvalho. Sou mãe de três filhos lindos. São a minha grande paixão e inspiração para tentar ser cada dia melhor. Curiosa de raíz, apaixonada pela vida, pela natureza, por música, dança, letras e não só. Adoro artes: ler e escrever - sobre os mistérios da vida, as emoções humanas, Deus, fantasia, suspense, espiritualidade, poesia; musicais; cinema; espetáculos; concertos; teatro; bailado; exposições; fotografia; viajar e ... sonhar com um futuro melhor. Também sou instrutora de Pilates, desde 2006. Um sonho que se transformou num objetivo? Escrever um livro. Consegui! 777 é o seu título. É uma obra de fantasia com muita realidade à mistura. Também gosto de números e enigmas.

One thought on “Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: