Saber colocar-se no lugar de outra pessoa é uma qualidade importante chamada empatia. Tentar perceber a verdade do outro. Nem sempre aquilo que parece é. Às vezes é bom colocarmo-nos noutra posição, aparentemente menos vantajosa, mas que nos permita ver a mesma realidade noutra perspectiva. Principalmente, antes de criticar e julgar alguém. Tomar um partido apenas por afinidade, sangue ou amizade, sem analisar todos os ângulos, nem sempre é o mais justo.
Hoje experimentei esta posição. Primeiro, tive de aceitar colocar-me numa posição nova, estranha, diferente – sair da minha zona de conforto; depois, tive de confiar no instrutor, nas cordas e nas instruções que ele me ia dando; acolher uma nova realidade e por fim relaxar, sentir – novas sensações e um outro ponto de vista.
Modalidades ‘mind&body’, como o Pilates e o Yoga, fazem-nos elevar o espírito, dão-nos um conhecimento mais profundo do nosso corpo e do nosso ‘eu’ mental e emocional. A respiração e exercícios adequados a cada corpo e capacidades fazem a diferença no todo que é o ser humano. Não podemos dissociar a mente do corpo e achar que não está tudo interligado. Estes métodos visam fortalecer o indivíduo numa abordagem holística e trazer o melhor, de cada um, ao de cima.
Convido-vos a fazer uma aula experimental de uma destas modalidades no Centro de Yoga NYA Almada.
Atrevam-se, experimentem, sintam!
